sábado, 24 de março de 2012

Heroes 4

Hoje falemos do mundo corporativo.
Tive vários chefes.
Dois foram líderes além de chefes e, toda vez que tive que lidar com pessoas no ambiente corporativo, procurei me espelhar nestes dois.

Sem exceção, TODOS os outros "chefes" que tive eram caricaturas risíveis de tudo quanto é baboseira que o Max Gehringer fala na CBN, se comparados aos exemplos de liderança que estes dois impunham naturalmente frente aos seus subordinados.

O primeiro foi o PFB, meu supervisor de estágio e Engenheiro Sênior no departamento de desenvolvimento de novos sistemas eletrônicos e fibras óticas da P. em meados dos 80s.
Não tinha o segundo grau completo e, de longe, é a pessoa que conheci até hoje que mais entedia do assunto. Deixava meus professores da pós-graduação "no chinelo" em termos de conhecimento de eletrônica.
É  uma pessoa sensacional.
Para vocês terem uma idéia do que eu digo, ilustro abaixo uma passagem.
Certo dia, um dos técnicos do lab de F.O., que trabalhava com ele há bastante tempo, me pediu para prestar atenção pois o PFB nunca usava duas palavras: "não" e "eu".
Passei o resto do ano que fiz estágio com ele, prestando atenção e advinhem?! Nem preciso dizer.


O segundo foi no meio dos anos 90s.
Fui trabalhar no departamento de projetos da P., levantando fábricas e coordenando reformas das plantas, junto com uma equipe de mais 10 profissionais.
Trabalho duro. Se você bobeasse, passava 24h dentro da planta só resolvendo enrosco.
Pois o sr MS fazia tanto por nós, e nos defendia com tanto senso de team-work, reforçando o espírito de equipe, que era simplesmente impossível negar um pedido seu para um super-esforço fora de hora quando a coisa apertava...
.
.
.
.
.
Hoje o PFB está aposentado e, a última vez que o vi, alguns meses atrás, ele estava na Santa Ifigênia de bicicleta (havia pedalado desde São Caetano do Sul!), para comprar algumas peças para a diversão do final de semana. Quando jovem ele costumava ir de SCS até o velódromo da USP e ainda pedalava por lá o dia todo antes de voltar para casa, pedalando.

Quanto ao Sr MS, na última vez que falei com ele por e-mail, estava na China como VP da NXP Semiconductors de lá. Sorte da Chinesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário