quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sooji

Sooji.
Ritual de limpeza que praticamos regularmente no Dojô (=local de treinamento).
O sooji tem dois aspectos muito importantes:
1) Propicia um local agradável aos treinamentos das artes e esportes marciais.
2) Evoca o "senso de local purificado onde as energias de baixa vibração não podem habitar", na falta de uma palavra em português que expresse este sentido.

Esta semana, eu e o B. nos contundimos durante a prática do Aikidô.
Foram duas situações diversas, em circunstâncias muito diferentes, mas que têm uma só origem:
Ki estagnado.
O Ki, como o sangue em nossas veias, é um fluido que tem que circular constantemente. Quando o Ki flui, a Natureza respira (kokiyu) e tudo acontece conforme os desígnios das forças organizadoras do Cosmos (chamem issso como quiserem. Deus. Allah. Jeovah. Brahma. Budha. Rá. GADU. etc)
Quando o Ki pára, cessa a afluência da vida organizada e inicia-se o processo de estagnação-morte-dissolução. Nada mais natural. Vemos isso o tempo todo em todas as escalas do Universo. Da partícula sub-atômica com vida-média de 1 picossegundo às galáxias que levam bilhões de anos para completarem seus ciclos de vida e morte.

Nós, que praticamos o sooji regularmente no dojô, devemos trazer para o nosso dia-a-dia o hábito de praticar o sooji constantemente em tudo o que fazemos.
Não só no ambiente físico que nos cerca, mas também no nosso interior, seja no trabalho, nas relações pessoais e de amizade, nas relações sentimentais etc.
Quando mantemos tudo limpo e organizado, tirando do nosso caminho tudo o que atrapalha, acabamos por fornecer os meios pelos quais a Natureza pode se manifestar de forma plena e absoluta em nós e no ambiente que nos cerca.

É minha experiência pessoal: quando nos machucamos durante os treinos, arrisco dizer, que é a Natureza avisando que temos que por em prática o "sooji pessoal" o mais rápido possível.

Reflitam. Se algo não vai bem, pratiquem o Sooji. Deixem o caminho limpo para a Natureza seguir seu curso. Mais cedo ou mais tarde, este fluxo organizador acabará levando você junto em direção à algo maior.

Façamos a nossa parte que o Natureza faz o resto, como vem fazendo há alguns bilhões de anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário