terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hoje é dia de rever os parentes

Faço esta reflexão hoje porque, apesar de saber e tentar viver o que vou dizer abaixo, não tenho praticado regularmente. Confesso.

Minha mãe teve 7 crianças e criou 6 filhos* de forma bem eclética, digamos assim. Nunca se ateve muito aos padrões ditos convencionais e sempre aproveitou todos os momentos, por mais inusitados que fossem, para nos dar algumas lições sobre os valores morais, éticos e espirituais de maneira a nos formar homens e mulheres honrados e bem-encaminhados na vida.
Um exemplo:

Aos 6 anos de idade, todos os meus amiguinhos estavam fazendo a "primeira comunhão". Fui até a Dona A. e perguntei se ela não iria me matricular. Ela então respondeu: - "Como posso matriculá-lo na "primeira comunhão" se eu nem sei qual a religião que você vai seguir? Acalme-se que, no tempo certo, você fará a sua Comunhão".

Tive a sorte de ser o caçula. Dona A. estava com seus 45 anos quando nasci. Já havia passado muita água por baixo da ponte e o laboratório que os meus outros 6 irmãos proporcionaram, ajudou bastante. Ela sempre nos ensinou que devemos celebrar a vida.
Aproveitar as pessoas e a convivência, a amizade e o companheirismo o quanto pudermos.
Levar flores para alguém, enquanto este alguém pode apreciá-las.
Dizer para nossos amigos e companheiros o quanto eles são importantes, não no seu leito de morte, mas a cada instante, através de gestos, palavras ou de um simples olhar.
Trazer para perto de nós, os amigos e pessoas que possam crescer e nos fazer crescer de forma consciente.
Esta é a regra para uma vida plena.

Hoje irei rever vários parentes e amigos que não vejo há um bom tempo.
Iremos enterrar um deles e, por um breve momento, todos irão pensar exatamente como a Dona A. sempre nos disse para pensar não por breves momentos, mas pela vida toda:
"Acho que eu deveria gastar mais do meu precioso tempo convivendo com meus parentes e amigos...um dia eles acabarão".

Este pensamento vai durar, na melhor das hipóteses, dois minutos (que é o tempo que alguém que "trabalha sobre si" consegue reter um pensamento Consciente). Para que isso passe do plano das idéias para o plano das ações, devemos praticar o tempo todo, mesmo que por breves momentos. Com algumas ações simples podemos incutir este ato em nossas vidas.
  • Lembrou-se de alguém, ligue. Mande um e-mail. Mande uma carta manuscrita. Se faça presente.
  • Convide os amigos para uma mesa de comidas e bebidas, não em restaurantes, mas na sua casa e não com pizza "delivered", faça a sua pizza!
  • NUNCA rejeite um convite para encontrar-se com alguém. Se vire para conseguir honrar um compromisso de reunião entre amigos, seja aniversário, casamento, chá-de-cozinha, assisitir ao vídeo de um casório...Tens idéia do esforço que o outro fez para que você estivesse à sua mesa ou em sua companhia?
  • Vai na casa de alguém, leve uma flor. Pode ser uma violeta de R$0.99 do supermercado. Cada vez que teu amigo olhar para o vaso, energias entrarão em movimento (afinal é o "kokiyu" que move o mundo...).

Faça com a Dona A. sempre diz: "Celebre a vida. Quem morreu já passou. Não se entristeça nas reuniões de velório. Relembre os bons momentos e sobretudo não chore, pois, nós choramos, não pela pessoa em si, mas pelo que ela deixará de fazer por nós".

Perca um minuto do seu precioso tempo e ligue para alguém querido, enquanto dá.

É isto.

* Meu primeiro irmão não completou um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário