sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Comprometimento

Caso 1.

Semana passada deveria ter recebido um certo material até um determinado horário.
Esperei além do que poderia e advinhem?!
Não recebi.
Como não poderia ficar à disposição ad infinitum esperando o material chegar, pedi a gentiliza de um colega para receber o dito material quando chegasse.
Dependia do favor de uma pessoa que não tinha o mínimo interesse no assunto ou obrigação.

Resumindo.
O dito material foi entregue pelo maldito "moto-imbecil-boy" quase 3 horas depois do combinado.
Baguncei a vida de um terceiro que não tinha nada a ver com o assunto por conta da falta de comprometimento, primeiro do remetente que mandou em cima da hora, segundo do "maldito motorizado" que deve ter parado num "vintão*" para aliviar o estresse (ou dar um alô para a mãe), antes de entregar a carga.

Caso 2.
Há 3 semanas, combinei um jantar em casa com dois amigos e "respectivas".
Os que me conhecem sabem o quanto eu curto cozinhar para quem aprecia o bate-papo em torno de uma mesa com vinho e comida.
Se você já foi convidado e apareceu, sabe do que eu estou falando (fui criado por uma mamma italiana que hoje tem 88 anos e me ensinou vários truques e receitas da cozinha trivial italiana e brasileira). É diversão garantida!
Pois é. Saí no sábado à tarde para comprar os ingredientes frescos, escolher o vinho, comprar o pão-italiano, escolher o antipasto, il primo piato, il secondo e o dolce/dessert.
Voltei para casa e comecei a preparar a massa e as entradas.
Oito horas da noite toca meu celular com a mensagem "Desculpe-me não posso ir - N." O outro sequer telefonou.
Fiquei com cara de "ué?!" olhando para a esposa.

Foi um dos melhores "jantar à dois" que tive com ela. Luz de velas e comida boa.



Porque é tão difícil que haja comprometimento e interesse pelas pequenas coisas e ações nos dias de hoje? Ou nos dias de sempre?!
As pessoas não percebem o plano geral. Não se tocam do que existe por trás do plano da mãe-natureza.
Não dão a mínima para as consequencias de seus atos.
Levam a vida como se fossem uma bola de neve rolando montanha abaixo, levando tudo e todos em seu caminho e azar de quem estiver na frente.
São incapazes de enxergar 1mm além da ponta de seu próprio nariz.
Estão totalmente adormecidas e dando importância para coisas que não tem importância alguma.
Inversão total de valores. Quando dinheiro acabar e os bons empregos fecharem as portas, o que sobrará serão as amizades e bons momentos vividos ao longo da vida**.
O comprometimento cultiva as amizades.


Quando me comprometo a fazer algo, isto se torna o mote da minha existência, caso contrário, não me comprometeria gerando falsas expectativas em quem está esperando o resultado do meu esforço.

Da mesma maneira, se marcam um horário comigo, faço o possível e o impossível para chegar alguns minutos antes do combinado. Espero na esquina se for o caso. Eu não posso saber do esforço e talvez as privações que aquela pessoa passou para que o encontro pudesse acontecer!***

O comprometimento têm que ser ensinado desde o berço.

Pensem sobre o assunto e ensinem a sua prole pelo exemplo.

Abraços.


Adendos:

*"Vintão". Prostíbulo de alta-rotatividade onde os "programas" custam em torno de R$20,00, dependendo do "menu" escolhido.

**Eu sei qual o gosto da água que jorra nos bebedouros públicos de Florença. Para isto serviu o dinheiro que ganhei com meu trabalho, não para acumulá-lo ou ostentá-lo.
Sei também que a filha de um grande amigo meu, adora comer folhas de trevo no meu jardim ou que São Bernardo do Campo era maravilhoso nas manhãs de inverno quando a névoa azulada cobria toda a serra do mar (que hoje está infestada de favelas e retirantes nordestinos, estatisticamente falando).

***Sempre que me convidam para algum encontro, reunião, jantar, boteco, e por aí a fora, me lembro quando minha irmã mais velha me falou que iria à festa de casamento de um parente distante do marido dela. Perguntei se ela conhecia a pessoa. Ela disse que não, mas não fazia diferença, pois a pessoa havia se lembrado deles e talvez tivesse feito um grande esforço pessoal (físico, financeiro, social, etc) para convidá-los, então ela iria com o maior prazer do mundo, como se fosse a melhor festa do planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário