sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Depois de mais de um ano...

...procurando o novo dsipositivo que o DETRAN de SP está usando para iluminar as placas dos carros nos sistemas de multa informatizado (dá muito mais dinheiro colocar um dispositivo eletrônico autômato do que um guarda vivo postado em cada esquina)*, acho que encontrei.

http://www.infaimon.com/catalogo-seguridad/iluminacion/iluminacion-infrarroja-alta-potencia/vtr1-sistema-iluminacion-ir--773-p16455.html

Agora é só achar a tinta IR ou fazer em casa com esta dica:
http://www.freepatentsonline.com/5684069.pdf

E pintar as placas de licença do seu carro e pronto!

Em tese, sua placa aparecerá como um borrão preto aos "olhos" da câmera CCD do pardal, radar, fixo, radar móvel, seja lá o que for que o pessoal da indústria das multas tentar utilizar contra você.

É a ciência à favor do cidadão!



PS.: Se vcs atentarem para o gráfico de absorção, lá na patente da tinta de IR, verão que existem picos em torno dos 780nm, 860nm e 900nm, dependendo da composição da tinta. Esta faixa é justamente a utilizada pelo iluminador (749nm, 850nm e 940nm) do DETRAN e, por uma daquelas coincidências que nem a física explica, é justamente faixa de maior sensibilidade dos sensores CCD (câmeras digitais-inclusive a do seu celular-se quiser fazer um teste, ligue a câmera do seu celular e aponte um controle remoto de TV para ela e veja o que acontece...).

PS2.: O Plano-B é usar alguns leds destes : http://www.snowdragonledhk.com/new-infrared-uv-led-receiver.htm em torno das placas e ofuscar a câmera do CCD que enxergará somente um speckle branco quando tirar a foto. Cada led tem 9w!!!**



* Um humano, apesar das falhas inerentes ao "sistema operacional", dificilmente se engana quando deve tomar uma decisão. Nosso processamento para dados diversos e aleatórios ainda é imbatível, ainda mais quando se trata de imagens!

** Um led branco, daqueles que te ofuscam e te deixam vendo pontos pretos por algumas horas, têm 0,25w.

Nenhum comentário:

Postar um comentário