quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tajine

Meus caros,
Fiz a tão esperada estréia do meu tajine neste final de semana.
Foi uma daquelas gratas surpresas que deixam à todos de queixo caído.

Deixem-me explicar.
A saga do tajine começou há uns 3 anos atrás quando alguns colegas foram à trabalho para o Marrocos.
Pedi para comprarem um para mim.
Ignoraram meus pedidos...e como o Grande Anúbis sempre caminha às minhas costas me protegendo do Sol do deserto, fiquei sabendo que um dos meus "colegas" havia comprado um para seu uso próprio.
Isso mesmo.
Aproveitou a minha idéia. Tocou um "F. -SE" para o meu pedido e ia trazendo um tajine na mala só pra ele, bem escondidinho...
Anúbis, que nunca me deixou na mão, deu um jeito pro tajine do cara chegar em GRU esmigalhado. Hahahaha!!!!

Bem, voltando ao que interessa.

Andando pelas ruas de Florença sem destino e apreciando meu sorvete, fui parar no bairro marroquino, um poco antes do "Ponte Vecchio" do lado de cá do rio.
Parei com a V. para tomar um fôlego e quando me virei vi, na vitrine da loja onde estava, um belo tajine todo decorado. Não tive dúvidas. Entrei, negociei, pechinchei e paguei. 12 Euros.

Pedi pra embrulhar e disse ao cara do turbante, que iria trazê-lo pro Brasile. O cara entortou o nariz (e que nariz!) e fez um pacote 1/2 boca, de jornal.
Chegando no hotel, refiz a embalagem e terminei minhas férias na Itália andando pra cima e pra baixo com aquele negócio à tira-colo.

Passados 2 meses se fez a ocasião e resolvi preparar um prato marroquino no meu tajine, bem ao estilo dos pastores nômades.
Fui colocando batatas, cenouras, cebola, limão, figo seco, uva passa, ameixa seca, azeitonas verdes, damasco, muito azeite, cominho, sal e pimenta branca e tiras de mignon suíno. Sem muito critério. Mais ou menos como um pastor preocupado com o rebanho faz na hora de comer.
Tampei o tajine, liguei o fogo baixo e deixei por algumas horas.

Quando abri a tampa, quase caí de costas!
Que aroma!
Que sabor!

As cozinhas italiana e francesa que me desculpem mas comida de Homem é feita no tajine!
Simplesmente fantástica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário