sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tiger´s philosophy


Bruce Lee dizia que o animal mais perigoso e eficiente na luta era o tigre.
Dizia ele que o tigre sempre usa tudo o que sabe, não importando o tamanho da presa.
Seja um rato, um búfalo ou um elefante, o tigre sempre dá o máximo de si.
Nunca subestima qualquer que seja seu oponente.

Hoje me lembrei desta máxima, que andava meio esquecida num canto do meu "andar superior".

Desde que ouvi a frase, lá pelos idos dos anos 80s, quando comecei a praticar artes marciais, sempre procurei ter isto como meu mote nos treinos e no dia-a-dia.

...

Ainda há pouco estava treinando meu kihon de Niddan no Instituto Takemussu de Aikidô, na aula do C., quando um dos meus ukês (o menos graduado), me acertou em cheio o meio da fuça.
Estava fazendo uma seqüencia de Yokomen Uchi, quando apareceu do nada, um Shomen Uchi certeiro bem na minha cara.

O rapaz ficou até meio assustado com a pancada e não parava de me pedir desculpas.

Passado o susto, a dor e o sangue na boca e nariz, voltei a treinar como se deve.

...

Na verdade, eu é que tive que me desculpar pelo mau exemplo que dei.
Estava desatento, pensando em outras coisas e não no treino, bem como subestimando-o pelo fato de ser mais novo e mais jovem que eu e o outro ukê que me ajudava.
Um mau exemplo para ele que ainda está na faixa verde.

Além das desculpas, que eu acabei pedindo, também agradeci-o pelo golpe certeiro que me fez lembrar da minha máxima predileta (...aquela lá de cima que o Bruce Lee falava) e me trouxe de volta para o planeta Terra...

Continuei o treino com o dobro da atenção, apesar do nariz doendo, e tudo ficou mais claro e nítido. As cores se avivaram, os sons mais definidos e os cheiros e sensações mais fortes! Milagres da adrenalina!

A você, caro ukê faixa verde, o meu mais sincero domô-arigatou!

...

Nunca mais você me pegará desprevenido.
Nem você, nem ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário