quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Statistics

Fico indignado quando ouço notícias que citam números!

Hoje foi na CBN.
Um "mané", da Associação dos Ecochatos de Plantão passou 1/2 hora enaltecendo as benesses do banimento das sacolinhas plásticas nos supermercados em São Paulo.
De acordo com o dito-cujo (e com o Greenpeace...) isto vai resolver todos os problemas do planeta, afinal de contas, nanananazilhões de sacolinhas deixarão de ser consumidas o que ocasionará a sobra de petróleo, tartarugas marinhas que deixarão de engolir sacolinhas e morrer asfixiadas e também ocorrerá a redução do nível de CO2 produzido no processo de fabricação reduzindo o efeito estufa que afeta o clima da Terra.

Estão achando que é mentira?

Não é não!

Só tem um "porém".

O que vai sobrar de petróleo é de 1 ppt (uma parte por trilhão), ou 0,000000000001%, do petróleo consumido no mundo.
As tartarugas que morrem em função de uma sacola do Carrefour, representam 0,0000000000001% do total de óbitos de tartarugas marinhas do planeta e, um rebanho médio de uma única fazenda do Centro-Oeste brasileiro produz 1000000 vezes mais CO2 que todo o CO2 produzido na fabricação de sacolinhas do Wallmart!

Pois é. Antes de embarcar na onda da mídia e empunhar alguma bandeira em prol de uma causa furada, estudem um pouquinho de estatística.
Sempre ajuda.
É como estudar protuguês para nos comunicarmos de forma eficiente ou estudar o básico da aritmética para fazer compras no supermercado (agora sem sacolinhas).

Desta maneira, quando vc ouvir um dado alarmante ou super-otimista, você terá um pouquinho do senso crítico pra desconfiar dos números, caso haja alguma tendência aparecendo onde não deveria...

Quer alguns exemplos?
Aí vão:

O Brasil já é a sexta economia do mundo, atrás da Grã-Bretanha...só que a renda per capta dos caras é 4 vezes maior que a nossa!

O mundo tá acabando em água no RJ e em MG.
O Governo Federal liberou 23 milhões de reais para fazer tudo o que é preciso e acabar com o sofrimento dos cariocas e mineiros...
Para vocês terem uma idéia sobre proporções e porcentagens, minha esposa fechou a compra de uma linha de produção na empresa que ela traballha pela bagatela de 45 milhões de reais há alguns anos atrás.

Já ouviram o Governo Federal falar quanto ouro o país tem de lastro no Banco Central?
Não chega à metade do que a indústria eletrônica usa por ano para revestir os contatos das placas de circuito impresso produzidas no país...

O Petróleo iria acabar em 2010, de acordo com a previsão na década de 70...Agora parece que não tem mais limite o tanto de óleo que sai do subsolo. E haja remelexo na crosta terrestre pra afundar tanta árvore e dinossauro nas camadas do pré-sal à 7.000m de profundidade!

Quando a passagem de ônibus aumenta de R$1,00 para R$1,25, o povo diz: ..."foram só 25 centavos"...
25 CENTAVOS UMA OVA!!!
Foram 25% de aumento! Um quarto! A cada 4 passagens, vc pagaria uma com os centavinhos do aumento!

E por aí vai.

E não é só por aqui, não!

Eu compro regularmente componentes eletrônicos diretamente na China. Esta semana pedi um orçamento e os produtos da minha lista regular tiveram um aumento de 6,8% à 17,5%!!!
Truquei o "china", meu fornecedor, e ainda tive que ouvir o seguinte:
...- são as commodities que estão aumentando por aqui...

Commodity o cacete!
Os caras conseguiram que todos os países transferissem suas produções prá lá e agora pintam e bordam com os valores dos custos de remessa! Enquanto nós não aprendemos a fazer conta, o chinês começou a encher o rabo de dinheiro...às nossas custas!

E viva a globalização!




PS.: ..enquanto isso, continuamos sem saber falar, somar ou fazer proporções...





2 comentários:

  1. Alguém já contabilizou o número de sacos de embalagens dos produtos que colocamos dentro de uma única sacolinha de supermercado? Acho que deveríamos voltar a comercializar as coisas à granel e, daqui a algum tempo, voltarmos a fazer escambo!

    ResponderExcluir
  2. Num falei! Hj ouvi na CBN que a quantidade de ozônio em SP está aumentando de forma alarmante. Depois de 1/2 hora de blábláblá o palhaço da CETESB que concedia a entrevista disse que as novas leituras eram por conta dos novos equipamentos instalados na USP. Oras. Aumentou o ozônio ou melhoraram a infra de medição? É tudo pela metade! Ninguém conta a verdade, ou pior, nem fazem idéia do que seja o correto!!!

    ResponderExcluir