terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O tal aquecimento global e os ciclos da Natureza

Será que ficou todo mundo histérico?
Será que ninguém entende que não temos que salvar o planeta?
Temos sim é que salvar a raça humana!
O planeta vai continuar por aqui muito tempo depois de termos perecido.
Li um artigo de um renomado climatologista brasileiro com quase 50 anos de experiência (foi publicado na íntegra no UOL esta semana), que traz alguns dados que eu, na minha douta ignorância, já havia percebido há muito:
  • As emissões de gases (CO2, em particular) causadas pelos seres humanos representa menos de 3% do emitido naturalmente pelos processos naturais do planeta, que já faz isso por uns 3 ou 4 bilhões de anos...
  • Os oceânos, que cobrem 71% da superfície do planeta têm uma inércia térmica de aproximadamente 90 anos, ou seja, este tal aquecimento global, para se fazer sentir, deveria ter começado na década de 20 do século passado...mas que coincidência...logo quando os EUA, Europa e Reino Unido estavam saindo de uma depressão e queimando todo o carvão e o petróleo que podiam....e ninguém ligava pra termômetro nenhum.
  • Os ciclos de aquecimento e resfriamento do planeta seguem as variações da nossa fonte prioritária de energia, o Sol. Se o Sol aumenta sua atividade, a temperatura sobe. Se diminui a atividade, a temperatura cai. O planeta responde à isto, como vem fazendo há bilhões de anos. Que poder temos sobre o Sol? Dá pra esfriá-lo ou esquentá-lo ao nosso bel-prazer? "Forget it"!
  • Sabe quanto da Amazônia é responsável pelo oxgênio e equilíbrio térmico, essenciais à vida no planeta? Pinto. Nada. Merreca. Um átomo perto do que fazem os oceânos. (Jacques Custeau ria dos ambientalistas e ecologistas de plantão que diziam que as florestas do planeta precisavam ser salvas para produzirem nosso precioso oxigênio...)
  • Vocês sabiam que plantas adultas (como as das florestas) possuem um balanço de CO2 - O2 = 0. Traduzindo: tudo que a planta consome de CO2 e transforma em O2 acaba sendo consumido por ela mesma. Planta só produz O2 em excesso quando está crescendo!
  • No final das contas, cortar florestas e plantar algo (seja floresta, seja soja, trigo ou milho, ou até mesmo pasto) é melhor do que deixar as plantas adultas intactas.
  • O fitoplâncton dos oceânos é quem produz o nosso O2.
  • Sabe porque pararam de falar do "buraco na camada de ozônio" dos pólos. Porque ele está fechando, apesar da poluição ter aumentado nos últimos anos. O ozônio da atmosfera também era um ciclo natural que a nossa ciência infante alardeou esta variação natural como sendo o final dos tempos, com todo mundo morrendo de câncer de pele por conta dos raios UV. (Tenho um parente que morreu de câncer por causa dos UV, mas foi numa clínica de bronzeamento...).
  • Em 1841, foram tiradas algumas fotos da costa australiana, por conta das primeiras expedições à Oceania. Foi colocado um nível métrico na encosta e tiradas fotografias anuais. Sabe quanto o mar subiu desde 1841 até hoje? ZERO! Pra onde foi a água das geleiras que estão derretendo? Está virando vapor e caindo na forma de chuva. Cadê a crise energética da Dilma que nos assolaria em 2010, sem água nos reservatórios do Brasil? Esta é fácil: é só mandar bombear da Zona Leste de SP para Itaipú...

Acordem!

Se o Planeta (Gea), decidir que estamos atrapalhando (muito), basta uma realocação das placas tectônicas para deixar a nossa civilização como nossos antepassados Neandertais.

Pelados, com frio, com fome e matando uns aos outros para comer uma batata ou uma barata...se é que vai sobrar alguém para fazer isto.

E, se o planeta puder me ouvir:

-GEA, SERIA POSSÍVEL COMEÇAR PELA FALHA DE SAN ANDRÉS?!

Grande abraço a todos e feliz 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário