sábado, 12 de dezembro de 2009

Progresso

Esta semana fiquei feliz e satisfeito ao final da minha aula de "Tsukis".

Aqui cabe um parêntesis.
Alguns meses atrás o Sensei me pediu para dar aulas às Quintas-feiras para os instrutores e demais faixas-pretas do Instituto Takemussu. Porque?
Houve uma visita de um mestre dos EUA e o Sensei deve ter notado a possibilidade de melhorias em relação à eficácia dos golpes desferidos pelos nossos ukês nos treinos. Então, na primeira oportunidade, ele resolveu reforçar este ponto com a criação desta "classe especial" de ataques.

Como pratico Karatê-dô há mais de 20 anos, ele solicitou que eu orientasse nossos companheiros em como desferir socos e chutes de maneira mais eficiente objetivando aperfeiçoar o treino do nosso Aikidô.

Quando inciei o programa, notei vários níveis de conhecimento entre os praticantes regulares.
Alguns com a mínima aptidão, outros que parecem ter nascido para a coisa.
Semana após semana, um passo após o outro, noto que os menos aptos fizeram progressos incríveis e, os que nasceram para a coisa, estão aperfeiçoando cada vez mais os detalhes.

É impressionante o que a determinação e a perseverança é capaz de produzir no ser humano disposto a aprender e a mudar.

Á todos os meus companheiros das Quintas-feiras:

"Continuem estudando os ataques que treinamos em seus mínimos detalhes, só assim o seu Aikidô estará apto para colocá-lo em uma situação superior em qualquer circunstância do dia-a-dia".

Conhecendo a mente e a mecânica dos ataques do seu agressor, você estará em posição de encerrar uma luta sem desferir um único golpe.

Abraço à todos e parabéns pelo empenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário